quinta-feira, 12 de maio de 2016

REPRESENTAÇÃO x EXPERIÊNCIA PRESENCIAL

Para a visita ao Parque Municipal, foi requisitado de antemão a observação do local através do Google Street View, dos arredores do parque e também, pelo histórico disponibilizado na plataforma, das mudanças ocorridas no local nos últimos anos. Já no dia da visita foi levantada uma discussão acerca das diferenças entre a observação pela representação e a experiência presencial, em que vários colegas levantaram pontos de vista diferentes.
Em primeiro lugar gostaria de apontar a questão do ambiente sonoro. Este, não apresentado pela plataforma digital, tem grande impacto na percepção de um espaço, podendo torná-lo desagradável. Isto ocorreu com aqueles que observaram uma pequena praça na esquina da Avenida dos Andradas com a Alameda Ezequiel Dias: convidativo na representação, o local apresentou-se desconfortável e incômodo na visita.
Um segundo ponto levantado foi o clima. O sol estava forte no dia da visita, o ambiente apresentou-se mais claro e quente. Diferentemente da rota feita na plataforma do Google, que tinha diferentes representações climáticas de acordo com o dia em que as fotos para tal foram tiradas, além do fato de que os alunos utilizaram tal plataforma no conforto de suas casas, em ambiente provavelmente mais fresco e confortável.
Uma última consideração a ser levada em conta refere-se à movimentação nas ruas. O Street View não deixa uma noção muito clara do trânsito do local, uma vez que este refere-se apenas a um dia e um horário, e é atualizado em períodos de tempo grandes. Já na experiência presencial, esta variável está bem mais perceptiva e presente: como a visita foi feita em um dia útil da semana, no período da manhã, fora do período de férias escolares, a circulação tanto de pedestres quanto de veículos automotivos apresentou-se bastante intensa.
Portanto, para a representação de um local tornar-se tão rica quanto a experiência presencial neste ainda há um caminho considerável para percorrer. Talvez um dia chegaremos lá, não é algo impossível, mas atualmente estes dois tópicos levantados ainda divergem muito entre si. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário