domingo, 8 de maio de 2016

SEMINÁRIO DE INTERAÇÃO

No dia 11 de abril foi realizado um seminário de interação, em que cada grupo levou dois exemplos que consideraram interessantes. O trabalho escolhido dentre as referências indicadas pelos professores foi o Microphones (2008), do Rafael Lozano-Hemmer: uma instalação interativa que consiste em vários microfones vintage Shane 1939 dispostos ao longo da sala de exibição em diferentes alturas. Cada microfone foi modificado para que dentro dele tivesse um auto-falante conectado a uma rede de computadores. Quando uma pessoa falasse algo em um dos microfones, sua fala seria gravada e, logo após, seria reproduzida a fala de alguma pessoa que já estivesse gravada no sistema. O que o grupo considerou interessante nesta instalação foi a possibilidade de interação entre as pessoas mesmo que elas não estivessem presentes no mesmo momento na sala, e a cadeia de conversas indiretas que poderia ser formada.




O outro trabalho escolhido, através de pesquisa feita pelo grupo na internet, foi um chamado SHIFT, realizado pelos alunos do mestrado em Comunicação espacial da Universidade de Ciências Aplicadas de Meinz.




O vídeo acima explica o funcionamento da intervenção.

Este projeto foi escolhido pelo grupo pela abertura de uma possibilidade de interação entre as pessoas em uma sala de espera, por exemplo, uma vez que o "iniciar a conversa" é sempre um passo delicado e um obstáculo na comunicação entre desconhecidos. Porém, no debate em sala, notou-se que talvez essa inconstância dos bancos pudesse ser algo incômodo para muitos, funcionando de maneira oposta à proposta.

Observação: os outros projetos deste mestrado podem ser encontrados clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário